Dj toca uma pra mim!?




Dicas da revista Dj Sound deste mes para quem quer ser Dj (ou um Dj melhor):

- Não se começa alguma atividade, sem dominar (ou quase) esta atividade.
- Não se pilota avião sem ter feito curso no aeroclube e tirado brevê; não se pilota um Fórmula 1 sem ter andado de kart; não se toca para uma pista (mesma que formada por alguns gatos-pingados) sem ter feito um curso de DJ.
  Portanto, se voce ainda não conhece a nobre arte da discotecagem (ou acha que pode melhorar), faça um curso, ao invés de ficar se vangloriando que aprendeu “na raça”...
- Não se começa tocando na Pacha de Ibiza (este é um dos ápices), como aliás não se começa na diretoria de uma empresa multinaciona!
  Se começa no contas a pagar (ou na faxina)...
- Não reclame de ter de “tocar-para-as-paredes”, nem de passar nervoso na gig, quando o seu horário simplesmente desapareceu do line, porque um amigo do promoter “teve que tocar naquela festa..." 
  Todos os tops (ou seja lá o nome que se dá para aqueles que estão melhor do que voce na cena), já enfrentaram essa situação no começo, antes de se posicionarem no mercado e na cena.
- Não se começa tocando no horário “nobre” da gig, mas sim fazendo warm ups para caras que fizeram por merecer (ou por algum motivo que voce desconhece e não vai discutir se souber) e estão no horário “nobre” como a atração da festa !
- Não se toca hits de FM  num set de warm up, mas apenas músicas que irão gradativamente aquecer a pista para a atração da noite (se voce não sabe inglês, deveria aprender o mínimo para saber o significado da expressão “warm up”...)
- Não se trata mal o DJ convidado da noite (a tal da “atração”) pelo simples motivo de ele ser “a atração”.
   Voce está lá apenas para preparar o ambiente para ele, e amanhã (se tudo der certo e Papai do Céu for legal com voce), voce vai ser o cara que será a atração em várias gigs).
- Não fique falando mal de outros DJs - tops ou não - só porque eles estão numa situação melhor do que a sua, ou porque a sua auto-crítica te indica que vc é melhor do que eles.
  Se eles atingiram alguns níveis acima do seu, deve haver alguma explicação...
- Não tente entender (nem perca seu tempo se aborrecendo com isso), porque um cara até então desconhecido e que começou “ontem”, estourou na cena sem nenhum motivo aparente (para voce).
  O universo as vezes conspira a favor de uns (e contra outros...)
- Seja humilde! Sempre!!
- Se espelhe em alguém, algum DJ que voce admire (de preferência “o The Best”).
- Trabalhe... muito! Encare qualquer desafio, e não escolha festa, gig, club, etc.
  Apenas toque onde for possível. Aqueles que já andaram pelo vale da sombra e da morte até serem recompensados, sabem do que eu estou falando.
- Aprenda os mecanismos da produção musical, fazendo um curso de produtor em música eletrônica, mesmo que voce jamais crie alguma coisa que preste.
  Esse conhecimento adquirido te fará um DJ muito melhor.
  E tenha Fé que seu dia chegará!! Se vc não acreditar em vc, ninguém vai acreditar.....!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A INVASÃO 1

DOWNBEAT V.1

the funk traveller