Você sabe o que é um MASHUP?


Na música, o conceito clássico é formado pelo binômio "instrumental + acapella", resultando numa 3a faixa ou em uma nova versão. Não tem nada a ver com inserções de samples em músicas inteiras (remixes).
MASHUP (ou bootleg) é a mistura de duas ou mais canções já existentes, ou seja, é a transformação de conteúdos originais.
Segundo Lúcio K "no mundo do mashup todo absurdo é possível"; você pode misturar hits desconhecidos do Pará com músicas no Nirvana e rolar uma jam session incrivelmente dançante.
O Brasil tem sido a bola da vez; os MEXAPEIROS do mundo todo têm usado bastante da nossa música, o que não deixa de ser ótimo, uma vez que adaptar uma cultura é muito melhor que apenas copiá-la.
Facilmente você vai perceber num mashup tons e acordes discordantes. Não importa, a ideia do mashup é "pensar diferente, quebrar padrões, ouvir de forma dual".
Vale a pena uma pesquisa sobre JOÃO BRASIL, BRUTAL REDNECK, ANDRÉ PASTE, FAROFF. É a galera compondo com a música dos outros! Ctrl C + Ctrl V.
Faroff já dizia: "o jogo mudou, não é mais uma gravadora, a TV e a rádio te impondo o que ouvir. Cada um vai atrás do que quer. Isso tudo é um processo maior de relação direta entre o artista e o público onde os dois lado contribuem. De certa forma, o artista do mashup é um pedaço do público respondendo aos artistas originais das faixas com suas criaçoes em cima das criaçoes já existentes. Acho que o mashup é a cara da nossa época, em que se recicla tudo, reinventa, refaz, copia-corta-cola..."
ATENÇÃO: os mashups podem esbarrar em proteções de reivindicações de direitos autorais (fair use)!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog